quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Reflexão sobre a Actividade 3 - Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online

A actividade 3 de CAEL foi uma actividade laborada em pares e teve como objectivo ‘proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura que aborda as questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online’, partindo do pressuposto de que as competências a  desenvolver seriam as de ‘Caracterizar perspectivas sobre a avaliação das aprendizagens em contexto online.’

Após a constituição livre de pares (escolha essa que certamente não foi aleatória, mas devido a experiências anteriores ‘escolhi’, sem saber muito bem qual a resposta, mas certamente esperançada numa reposta positiva, uma colega que, na minha perspectiva, complementa bastante bem a minha personalidade mais teórica na análise das questões propostas) – tendo feito par com a colega Maria João Spilker (uma colega que tem desenvolvido, ao longo da sua vida profissional, competências de carácter mais prático conhecendo muito bem a utilização de ferramentas online e de variados recursos disponíveis na Web) – partimos para a análise dos textos propostos, sendo que a colega Maria João de imediato criou um wiki para o nosso trabalho colaborativo. Numa primeira fase fizemos essencialmente a análise dos pressupostos teóricos presentes nos três textos no sentido de uma posterior comparação / diferenciação no sentido de sintetizar ‘as grandes linhas de força sobre o tema em estudo, complementada com uma breve reflexão final sobre o mesmo’ como previsto nas indicações propostas. O trabalho que efectuamos passou por uma coordenação de esforço mútuos na elaboração de textos / quadros sintetizadores dos textos dos autores onde a diferenciação de perspectivas e semelhanças entre os mesmos se fez notar (como se pode observar em  Elena Barberà  |  Alex Primo  |  Maria João Gomes). Este trabalho envolveu esforços mútuos sendo que a divisão de tarefas não foi imposta (como surge por vezes em tarefas que envolvem mais colegas), mas foi como que surgindo à medida que íamos trabalhando conjuntamente (como se pode observar através dos comentários do wiki). Após termos laborado nos textos /autores propostos consultando também outra bibliografia (como se pode observar na pagine de Alex Primo), pensamos em construir tabelas sintetizadoras de todo o trabalho onde colocássemos lado a lado os três autores encontrando, assim, pontos de convergência (encontrando estes os pontos de divergência tornar-se-iam notados). Porque estes quadros ficaram bastante alargados e não continham uma reflexão sobre os autores, como era pedido, aquilo que eu e a Maria João decidimos foi tornar estas tabelas de comparação como anexos à reflexão que iríamos então fazer. Chegadas à parte final desta primeira fase da actividade e depois de um trabalho conjunto bastante intenso eu criei uma página no Google Docs com o intuito de levarmos a cabo um trabalho mais síncrono (na medida em que o wiki permite um trabalho colaborativo, mas não síncrono). Neste documento (que tem algumas vantagens como o de escrita síncrona – no texto ou em comentários - e de comunicação síncrona através de chat) elaborámos, conjuntamente – embora a uma distância física considerável -, numa tarde de terça-feira a dita reflexão que se manifestou como sendo a súmula do entendimento do nosso trabalho. Assim sendo após a elaboração de um breve resumo do texto que elaborámos, onde indicamos de forma muito sucinta os assuntos em que nos focaremos, passámos à abordagem dos pontos de contacto / divergência centrando-nos em três aspectos essenciais: O Processo de Ensino e de Aprendizagens em Contexto Online; A Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online; Os Instrumentos de Avaliação em contexto Online (como se pode observar no PDF do resumo) disponibilizado aos colegas da turma no respectivo fórum da actividade. Neste trabalho aquilo que mais me chamou à atenção foi o facto de se tentar perceber as relações estabelecidas entre os instrumentos e os processo de avaliação relacionando-os com o uso das tecnologias. Em suma a tecnologia é vantajosa quando utilizada de forma correcta (como meio e nunca como fim), permitindo uma avaliação diferenciada quer em termos de instrumentos utilizados quer em termos de tipologia avaliativa. Neste sentido a reflexão sobre a avaliação e o seu processo são fundamentais para perceber, em primeiro lugar, como se desenvolve a avaliação e sua relação com os instrumentos e, em segundo lugar, mas não menos importante, como esses instrumentos se aplicam de acordo com os conteúdos trabalhados. Foi precisamente neste sentido que foi dado início ao debate em fórum (após a apresentação dos trabalhos de todos os colegas); as questões colocadas prenderam-se essencialmente com factores referenciados nas sínteses/reflexão dos diversos alunos abordados, agora, não numa perspectiva tão teórica, mas num sentido de utilização prática, o que denota que este trabalho se reflectiu de forma positiva na abordagem experiencial dos alunos. Questões como avaliação do processo versus avaliação dos resultados ou avaliação quantitativa versus avaliação qualitativa ou mesmo a objectivação das mesmas e sua aplicação prática no ensino foram temas bastante pertinentes que surgiram ao longo do debate e, embora ainda não estivéssemos no estudo dos instrumentos de avaliação e sua utilização no processo de avaliação, o certo foi que este tema também surgiu, certamente porque do tema da avaliação e sua medição não se pode separar o instrumento que faz essa mesma avaliação. Considero que com este debate todos nós enriquecemos as nossas perspectivas e desfizemos alguns ‘preconceitos’ com que inicialmente estávamos ou com que começámos o debate (falo por mim) sendo que considero os debates assíncronos cada vez mais uma forma de aprendizagem partilhada a ser implementada em cursos online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário