Com base nos artigos Approaches to E-learning Quality Assessment e Reflections on Teaching and Learning Online parece podermos agrupar os vários factores de qualidade em:
- A concepção do programa;
- A execução do programa;
- A abordagem ao ensino;
- A qualidade do professor;
- A qualidade do estudante;
- A qualidade do apoio administrativo fornecidos pela instituição (ao nível técnico e humano);
- Factores intervenientes a vários níveis.
Neste sentido tentarei integrar nos vários itens os factores fundamentais relativos a cada um:
1) A conceção do programa implica:
- A conceção da interface (Jones, 1994 / Tselios et all, 2001):
- A conceção da interface (Jones, 1994 / Tselios et all, 2001):
- usar fontes de visualização amigáveis;
- cores seguras para a Web
- criar um padrão consistente
- proporcionar tempos rápidos de download
- ajudar os utilizadores, fornecendo páginas para impressão.
- interactiva,
- fornecer feedback,
- ter objetivos específicos,
- motivar,
- dar uma sensação contínua de desafio,
- oferecer as ferramentas apropriadas,
- evitar qualquer fator de irritação que possa interromper o fluxo de aprendizagem.
- formatação e espaçamento do texto,
- cores,
- um aspeto comum ajuda os utilizadores a distinguir as páginas do curso de páginas externas hiperligadas.
- barra de navegação sempre disponível,
- atualizar com frequência, conteúdo e notícias,
- dar uma indicação direta do que é novo, logo que possível.
- Sork (2000) descreve a importância de ser sensível à diversidade em termos culturais, sociais e as diferenças políticas na negociação
- Wiesenberg (2004) - co-docência: a necessidade de formular uma comunicação à prova de falhas e estratégias de resolução de problemas antes do começo do curso;
-Ally, 2004; Caplan, 2004; Koszalka&Ganesan, 2004 - uma fase de planeamento de pré-disponibilização extensa é essencial para maximizar o sucesso de qualquer programa à distância.
- Anderson, 2004: as numerosas variáveis que têm de interagir de modo sequencial e lógico a fim de produzir um programa de elevada qualidade.
- Koszalka e Ganeson (2004): as expectativas de aprendizagem; as características do sistema de gestão do curso têm que ser todos bem tidos em conta.
- Caplan (2004): recomenda uma equipa central de abordagem à elaboração do programa de distância, que preferencialmente inclua diferentes profissionais a preencher as seguintes funções – perito na matéria a abordar ou autor, designer gráfico, criador de Web, programador, e designer instrucional
- Huttonet al., 2003 - tornar a tecnologia invisível;
- Stacey (2002): o planeamento deve incluir uma cuidadosa fase introdutória de aprendizagem online para estabelecer a presença social e a presença do professor.
- Design do programa:
- Criar deliberadamente uma "comunidade de aprendizagem" segura, assim como construir competências de comunicação online dos alunos, é essencial;
- Ser muito bem organizado online, assim como modelar como este conceito parece para os alunos, é crítico;
- E a enorme diversidade de alunos multiculturais exige uma largura de intervenções de ensino cuidadosamente selecionadas.
2) A execução do programa implica:
- facilidade de uso dos recursos on-line do Website.
- Berge (1995): afirma existirem quatro papéis essenciais para uma bem sucedida facilitação online:
- facilidade de uso dos recursos on-line do Website.
- Berge (1995): afirma existirem quatro papéis essenciais para uma bem sucedida facilitação online:
- pedagógico (especialista em conteúdo),
- de gestão (conceção e execução da estrutura e dos procedimentos do curso),
- social (envolver os estudantes num diálogo online adequado e criticamente reflexivo),
- técnico (tornar os meios de disponibilização do curso invisíveis).
- O uso de abordagens instrucionais e técnicas que desenvolvam a capacidade dos alunos de assumirem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.
Comum à concepção e execução de um programa:
Wiesenberg&Hutton, 1996: durante as fases de conceção e execução de um programa:
- parece que a necessidade de mais tempo (para ambas as fases),
- o aumento da complexidade do ambiente de aprendizagem (devido à natureza do meio e da população de aprendentes)
- a importância da utilização de uma abordagem de aprendizagem / desenvolvimento (para ensinar o conteúdo do curso, bem como competências de aprendizagem on-line)
3) A abordagem ao ensino implica:
- características de instrução;
- conteúdo do ensino;
- Chickering e Ehrmann (1996): os grupos de estudo, aprendizagem colaborativa, e grupos de resolução de problemas podem ser consideravelmente reforçadas através de ferramentas de comunicação que facilitem essas atividades em pequenos grupos.
- Abordagem "desenvolvimento/aprendizagem e experiencial:
- características de instrução;
- conteúdo do ensino;
- Chickering e Ehrmann (1996): os grupos de estudo, aprendizagem colaborativa, e grupos de resolução de problemas podem ser consideravelmente reforçadas através de ferramentas de comunicação que facilitem essas atividades em pequenos grupos.
- Abordagem "desenvolvimento/aprendizagem e experiencial:
- os alunos devem ser activos online
- moderarem parte da discussão para que também possam assumir uma espécie de papel de ensino-aprendizagem no programa
- Kolb, 1984 o valor de uma abordagem experiencial situada dentro de uma abordagem de ensino-aprendizagem
- Pratt, 1998: discute o valor de uma abordagem experiencial nos termos do desenho do programa
- Brookfield, 1986: independência do professor e de interdependência uns nos outros como alunos online e de pensadores criticamente reflexivos
- A criação de sentido ocorre através… de boas competências de comunicação interpessoal… e como aprender num ambiente CMC faz com que o diálogo seja muito interativo, as competências interpessoais são fundamentais
- O aumento da diversidade cultural dos alunos que frequentam programas transculturais requer uma intervenção mais abrangente do ensino
- Garrison (1997): contextualização, onde o professor fornece o modelo de comunicação, ao mesmo tempo que organiza e centra a discussão online.
- Anderson e Archer (2000) definiram um modelo de "comunidade de investigação" que considera a presença do ensino;
- A comunicação assíncrona estimula a reflexão e a análise críticas;
4) A qualidade do professor implica:
- nível de comunicação entre formador e formando;
- Os diversos papéis do professor:
- nível de comunicação entre formador e formando;
- Os diversos papéis do professor:
- a necessidade de uma aprendizagem centralizada no aprendente (sensível à diversidade das necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos),
- um conhecimento centralizado (que consiga fornecer uma “imagem completa” que faculte o auxilio desejado para que os alunos consigam efetuar descobertas com conhecimento),
- uma avaliação centralizada (motivar, informar e fornecer feedback aos alunos), e uma centralização na comunidade (que aja como facilitador na construção de uma comunidade em aprendizagem).
- Caplan (2004) descreve que as competências técnicas que facultam elementos que usam a tecnologia para ensinar devem ser desenvolvidas
- boas-vindas e motivação dos alunos na acessibilidade ao curso,
- facultando aos alunos as competências sociais online na construção de uma comunidade de aprendizagem,
- acompanhando o uso de materiais de aprendizagem,
- facilitando o processo de construção de conhecimento,
- acompanhando a independência do aluno face ao professor e a interdependência sob cada um no processo de aprendizagem.
- gestor/ administrador (relacionados com questões de registo dos alunos, segurança, manutenção de registos, entre outros),
- técnico (auxiliar os alunos a navegar no ambiente de aprendizagem online),
- pedagógico,
- social (proporcionar um suporte para o desenvolvimento da independência online dos alunos).
- O professor como um recurso e uma guia, criando relações ativas.
5) A qualidade do estudante implica:
- disponibilidade on-line dos alunos;
- quatro medidas de preparação: preparação académica, competência técnica, estilo de vida adequado e com preferência para uma aprendizagem para o e-learning;
- motivação para aprender;
- motivação e a auto eficácia do formando;
- o aluno tem que ter um papel muito mais ativo no processo de ensino-aprendizagem
6) A qualidade do apoio administrativo fornecidos pela instituição implica a qualidade do suporte técnico e humano em vários níveis:
- ambiente organizacional;
- Caplan (2004) e Rodriguez e Nash (2004): uma equipa de desenvolvimento de cursos na Web que trabalhe em conjunto com o professor.
- A formação do corpo docente e dos estudante em estratégias pedagógicas bem como nas competências técnicas;
- Todos os serviços de apoio são fornecidos online desde os empréstimos da biblioteca ao acesso à livraria, secretaria e comunicação.
- Brown, 2002; Caffarella&Zinn, 1999; Carliner, 2002; Gallant, 2000; Pajo& Wallace, 2001; Stacey&Wiesenberg, 2002, 2004: o empenhamento institucional e capacidade para fornecer os recursos administrativos necessários para apoiar os programas online/a distância
- A necessidade de proporcionar um desenvolvimento profissional de qualidade e um suporte contínuo ao pessoal docente implica a entrega de um programa transversal;
- a necessidade de disponibilizar um ensino de qualidade conduz a que os estudantes aprendam em salas de aula virtuais transversais;
- a necessidade de fornecer um suporte administrativo de qualidade aos professores e aos estudantes antes, durante e depois da sua experiência de ensino/aprendizagem online;
- Desenvolvimento profissional de alta qualidade e um suporte contínuo aos docentes;
- Caffarella e Zinn (1999): ter em conta pessoas e relações interpessoais (isto é, sistemas de apoio pessoais no local de trabalho), estruturas institucionais (isto é, os recursos necessários serão desenvolvimento profissional), considerações pessoais e compromissos (isto é, o apoio da família e amigos), e as características intelectuais e pessoais (isto é, fornece a excelência no local de trabalho).
- O sistema integrado resultante inclui assessoria electrónica, rede de trabalho entre pares, base de dados online, livraria online, biblioteca virtual, e todos os serviços para os alunos disponíveis através da Internet.
7) Factores intervenientes a vários níveis:
- A perceção das barreiras e de incapacitadores são por si influenciadas pelo aprendente e pelas características instrucionais.
- Qualidade do suporte de aprendizagem (problemas / frustrações apresentados)
- A perceção das barreiras e de incapacitadores são por si influenciadas pelo aprendente e pelas características instrucionais.
- Qualidade do suporte de aprendizagem (problemas / frustrações apresentados)
- A frustração em relação às ocasionais quebras da tecnologia,
- em relação a elementos específicos dos cursos que eram diferentes dos utilizados nos seus programas,
- em relação aos desafios sociais (como a exigência de conhecimentos de outras línguas para puder dialogar com colegas de outros países),
- Wiesenberg&Stacey, 2001: em relação aos administradores, que nem sempre ouviam / respondiam às suas preocupações e necessidades
Em síntese:
Relativamente à concepção do programa os factores mais importantes são: a concepção do interface (em termos gráficos e técnicos), a necessidade de uma interactividade no processo do planeamento, o facto de se dever ser sensível à diversidade em termos culturais, sociais e as diferenças políticas na negociação, o regime de co-docência para não existirem falhas de comunicação, a existência de uma equipa central de abordagem à elaboração do programa de distância. Tornar a tecnologia invisível e ter uma cuidadosa fase introdutória de aprendizagem online para estabelecer a presença social e a presença do professor. No design do programa deverão ser considerados os aspectos de se criar deliberadamente uma "comunidade de aprendizagem”, ser muito bem organizado online e ser cuidadoso nas intervenções de ensino para não ferir susceptibilidades.
Em relação à execução do programa deve ter-se em conta as questões relativas à facilidade em termos do uso dos recursos on-line, à pedagogia, à gestão, às questões sociais e técnicas, tendo sempre em perspectiva o uso de abordagens instrucionais e técnicas que desenvolvam a capacidade dos alunos de assumirem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.
Comum a estas duas etapas, segundo Wiesenberg& Hutton, 1996, deverá haver mais tempo para ambas as fazes (para que nada falhe), o aumento da complexidade do ambiente de aprendizagem e a importância da utilização de uma abordagem de aprendizagem / desenvolvimento são fundamentais para a qualidade do ensino on-line.
Em termos do ensino propriamente dito as características de instrução, o conteúdo do ensino, as ferramentas de comunicação deverão ser centrais para a existência de uma abordagem experiencial, a independência do professor e interdependência uns dos outros como alunos online são essenciais na criação de pensadores criticamente reflexivos; a criação de uma comunidade de aprendizagem online, assim como a construção de competências de comunicação online nos alunos são essenciais. Neste sentido a criação de um ambiente de sala de aula online seguro, interconectado e navegável, bem como a criação de sentido deverão ser tidos em conta para uma contextualização segura e de qualidade do ensino online.
O e-professor deverá ter em conta os vários papeis a assumir, não só como profissional científico e pedagógico, mas ainda como gestor / administrador, técnico e social. Deverá ainda ter em conta a progressão nas tarefas a serem dadas aos alunos, manifestando-se, assim, como um recurso e um guia que cria relações activas entre os alunos e providência um clima de ‘e-sala’ de aula favorável ao desenvolvimento científico, pedagógico, técnico e social dos seus educandos.
Relativamente aos estudantes a preparação académica, competência técnica, estilo de vida adequado e com preferência para uma aprendizagem para o e-learning (o seu perfil de competências), bem como motivação e a auto eficácia do formando, a sua disponibilidade on-line e o papel activo no seu processo de ensino-aprendizagem deverão ser tidos como fundamentais para uma qualidade de ensino online.
Em termos do apoio administrativo podemos dividi-lo em apoio administrativo relativo aos recursos humanos e aos recursos técnicos. Em relação ao primeiro será fundamental uma equipa de desenvolvimento de cursos na Web que trabalhe em conjunto com o professor; a formação do corpo docente e dos estudante em estratégias pedagógicas bem como nas competências técnicas o que leva a um desenvolvimento profissional de qualidade e um suporte contínuo ao pessoal docente; o ter em conta pessoas e relações interpessoais, considerações pessoais e compromissos e as características intelectuais e pessoais dos profissionais das instituições que trabalham em EaD. No domínio técnico todos os serviços de apoio terão de ser fornecidos online de vendo incluir-se, neste sentido, uma assessoria electrónica, rede de trabalho entre pares, base de dados online, livraria online, biblioteca virtual, e todos os serviços para os alunos disponíveis através da Internet. A necessidade de fornecer um suporte administrativo de qualidade aos professores e aos estudantes antes, durante e depois da sua experiência de ensino/aprendizagem online é fundamental para a qualidade do funcionamento de um curso online, bem como o é o ambiente institucional.
No sentido de se construir um ensino em e-learning de qualidade deverá ter-se sempre em conta a perceção das barreiras e de questões incapacitadores (influenciadas pelo aprendente e pelas características instrucionais), bem como os problemas / frustrações apresentados pela qualidade do suporte de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário