domingo, 14 de novembro de 2010

Factores de Qualidade em E-Learning

Com base nos artigos Approaches to E-learning Quality Assessment e Reflections on Teaching and Learning Online parece podermos agrupar os vários factores de qualidade em:


  1.  A concepção do programa;
  2. A execução do programa;
  3. A abordagem ao ensino;
  4.  A qualidade do professor;
  5. A qualidade do estudante;
  6. A qualidade do apoio administrativo fornecidos pela instituição (ao nível técnico e humano);
  7. Factores intervenientes a vários níveis.

Neste sentido tentarei integrar nos vários itens os factores fundamentais relativos a cada um:

1)   A conceção do programa implica: 
- A conceção da interface (Jones, 1994 / Tselios et all, 2001):
  • usar fontes de visualização amigáveis;
  • cores seguras para a Web
  • criar um padrão consistente  
  • proporcionar tempos rápidos de download
  • ajudar os utilizadores, fornecendo páginas para impressão.  
      Segundo Norman, 1998, interface deve ser: 
  • interactiva,
  • fornecer feedback,
  • ter objetivos específicos,
  • motivar,
  • dar uma sensação contínua de desafio,
  • oferecer as ferramentas apropriadas,
  • evitar qualquer fator de irritação que possa interromper o fluxo de aprendizagem. 
      Segundo Van Rennes et al., 1998, ainda em relação à interface:
  •  formatação e espaçamento do texto,
  • cores,
  • um aspeto comum ajuda os utilizadores a distinguir as páginas do curso de páginas externas hiperligadas.
  •  barra de navegação sempre disponível,
  • atualizar com frequência, conteúdo e notícias,
  • dar uma indicação direta do que é novo, logo que possível.  
- Caffarella (2002) foca-se na natureza interativa de todo o processo de planeamento;

- Sork (2000) descreve a importância de ser sensível à diversidade em termos culturais, sociais e as diferenças políticas na negociação 

- Wiesenberg (2004) - co-docência: a necessidade de formular uma comunicação à prova de falhas e estratégias de resolução de problemas antes do começo do curso; 

-Ally, 2004; Caplan, 2004; Koszalka&Ganesan, 2004 - uma fase de planeamento de pré-disponibilização extensa é essencial para maximizar o sucesso de qualquer programa à distância. 

- Anderson, 2004: as numerosas variáveis que têm de interagir de modo sequencial e lógico a fim de produzir um programa de elevada qualidade. 

- Koszalka e Ganeson (2004): as expectativas de aprendizagem; as características do sistema de gestão do curso têm que ser todos bem tidos em conta. 

- Caplan (2004): recomenda uma equipa central de abordagem à elaboração do programa de distância, que preferencialmente inclua diferentes profissionais a preencher as seguintes funções – perito na matéria a abordar ou autor, designer gráfico, criador de Web, programador, e designer instrucional 

- Huttonet al., 2003 - tornar a tecnologia invisível; 

- Stacey (2002): o planeamento deve incluir uma cuidadosa fase introdutória de aprendizagem online para estabelecer a presença social e a presença do professor. 

- Design do programa:
  • Criar deliberadamente uma "comunidade de aprendizagem" segura, assim como construir competências de comunicação online dos alunos, é essencial;
  • Ser muito bem organizado online, assim como modelar como este conceito parece para os alunos, é crítico;
  • E a enorme diversidade de alunos multiculturais exige uma largura de intervenções de ensino cuidadosamente selecionadas.

2)   A execução do programa implica:  
- facilidade de uso dos recursos on-line do Website.  

- Berge (1995): afirma existirem quatro papéis essenciais para uma bem sucedida facilitação online:
  • pedagógico (especialista em conteúdo),
  • de gestão (conceção e execução da estrutura e dos procedimentos do curso),
  • social (envolver os estudantes num diálogo online adequado e criticamente reflexivo),
  • técnico (tornar os meios de disponibilização do curso invisíveis).  

- O uso de abordagens instrucionais e técnicas que desenvolvam a capacidade dos alunos de assumirem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.

Comum à concepção e execução de um programa:
Wiesenberg&Hutton, 1996: durante as fases de conceção e execução de um programa:

  • parece que a necessidade de mais tempo (para ambas as fases),
  • o aumento da complexidade do ambiente de aprendizagem (devido à natureza do meio e da população de aprendentes)
  • a importância da utilização de uma abordagem de aprendizagem / desenvolvimento (para ensinar o conteúdo do curso, bem como competências de aprendizagem on-line)

3)   A abordagem ao ensino implica: 
- características de instrução; 
 
- conteúdo do ensino; 
 
- Chickering e Ehrmann (1996): os grupos de estudo, aprendizagem colaborativa, e grupos de resolução de problemas podem ser consideravelmente reforçadas através de ferramentas de comunicação que facilitem essas atividades em pequenos grupos. 

- Abordagem "desenvolvimento/aprendizagem e experiencial:
  • os alunos devem ser activos online
  • moderarem parte da discussão para que também possam assumir uma espécie de  papel de ensino-aprendizagem no programa
  • Kolb, 1984 o valor de uma abordagem experiencial situada dentro de uma abordagem de ensino-aprendizagem
  • Pratt, 1998: discute o valor de uma abordagem experiencial nos termos do desenho do programa 
  • Brookfield, 1986: independência do professor e de interdependência uns nos outros como alunos online e de pensadores criticamente reflexivos  
- Criar deliberadamente uma comunidade de aprendizagem online, assim como construir competências de comunicação online nos alunos, é essencial para o sucesso do curso online.  - criar um ambiente de sala de aula online seguro, interconectado e navegável,  assim como tornarem-se comunicadores online competentes, foi critico para a sua retenção e eventual sucesso. 

- A criação de sentido ocorre através… de boas competências de comunicação interpessoal… e como aprender num ambiente CMC faz com que o diálogo seja muito interativo, as competências interpessoais são fundamentais
  •  O aumento da diversidade cultural dos alunos que frequentam programas transculturais requer uma intervenção mais abrangente do ensino
  •  Garrison (1997): contextualização, onde o professor fornece o modelo de comunicação, ao mesmo tempo que organiza e centra a discussão online.
  • Anderson e Archer (2000) definiram um modelo de "comunidade de investigação" que considera a presença do ensino;
  • A comunicação assíncrona estimula a reflexão e a análise críticas;

4)   A qualidade do professor implica: 
- nível de comunicação entre formador e formando; 

- Os diversos papéis do professor:
  • a necessidade de uma aprendizagem centralizada no aprendente (sensível à diversidade das necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos),
  • um conhecimento centralizado (que consiga fornecer uma “imagem completa” que faculte o auxilio desejado para que os alunos consigam efetuar descobertas com conhecimento),
  • uma avaliação centralizada (motivar, informar e fornecer feedback aos alunos), e uma centralização na comunidade (que aja como facilitador na construção de uma comunidade em aprendizagem).  
  • Caplan (2004) descreve que as competências técnicas que facultam elementos que usam a tecnologia para ensinar devem ser desenvolvidas 
- Salmon 2000: os professores  devem ter em conta uma progressão de tarefas:
  • boas-vindas e motivação dos alunos na acessibilidade ao curso,
  • facultando aos alunos as competências sociais online na construção de uma comunidade de aprendizagem,
  • acompanhando o uso de materiais de aprendizagem,  
  • facilitando o processo de construção de conhecimento
  • acompanhando a independência do aluno face ao professor e a interdependência sob cada um no processo de aprendizagem. 
- Wilson e Stacey (2004): papéis do professor online que incluem:
  • gestor/ administrador (relacionados com questões de registo dos alunos, segurança, manutenção de registos, entre outros),
  •  técnico (auxiliar os alunos a navegar no ambiente de aprendizagem online),
  •  pedagógico,
  • social (proporcionar um suporte para o desenvolvimento da independência online dos alunos). 
- O professor do ensino online desempenha um papel importante no desenvolvimento de um clima de discurso socialmente interativo por modelar o incentivo social com a discussão de conteúdos;- O professor afasta-se de ser um especialista e apresenta-se mais como um guia, um treinador e uma espécie de co-aprendiz; 
 
- O professor como um recurso e uma guia, criando relações ativas


5)   A qualidade do estudante implica:
  • disponibilidade on-line dos alunos;
  • quatro medidas de preparação: preparação académica, competência técnica, estilo de vida adequado e com preferência para uma aprendizagem para o e-learning;
  • motivação para aprender;
  • motivação e a auto eficácia do formando;
  • o aluno tem que ter um papel muito mais ativo no processo de ensino-aprendizagem

6)   A qualidade do apoio administrativo fornecidos pela instituição implica a qualidade do suporte técnico e humano em vários níveis:
  • ambiente organizacional;
  • Caplan (2004) e Rodriguez e Nash (2004): uma equipa de desenvolvimento de cursos na Web que trabalhe em conjunto com o professor.
  • A formação do corpo docente e dos estudante em estratégias pedagógicas bem como nas competências técnicas;
  • Todos os serviços de apoio são fornecidos online desde os empréstimos da biblioteca ao acesso à livraria, secretaria e comunicação.
  • Brown, 2002; Caffarella&Zinn, 1999; Carliner, 2002; Gallant, 2000; Pajo& Wallace, 2001; Stacey&Wiesenberg, 2002, 2004: o empenhamento institucional e capacidade para fornecer os recursos administrativos necessários para apoiar os programas online/a distância
  • A necessidade de proporcionar um desenvolvimento profissional de qualidade e um suporte contínuo ao pessoal docente implica a entrega de um programa transversal;
  • a necessidade de disponibilizar um ensino de qualidade conduz a que os estudantes aprendam em salas de aula virtuais transversais;
  • a necessidade de fornecer um suporte administrativo de qualidade aos professores e aos estudantes antes, durante e depois da sua experiência de ensino/aprendizagem online;
  • Desenvolvimento profissional de alta qualidade e um suporte contínuo aos docentes;
  • Caffarella e Zinn (1999): ter em conta pessoas e relações interpessoais (isto é, sistemas de apoio pessoais no local de trabalho), estruturas institucionais (isto é, os recursos necessários serão desenvolvimento profissional), considerações pessoais e compromissos (isto é, o apoio da família e amigos), e as características intelectuais  e pessoais (isto é, fornece a excelência no local de trabalho).
  • O sistema integrado resultante inclui assessoria electrónica, rede de trabalho entre pares, base de dados online, livraria online, biblioteca virtual, e todos os serviços para os alunos disponíveis através da Internet.


7)   Factores intervenientes a vários níveis: 
- A perceção das barreiras e de incapacitadores são por si influenciadas pelo aprendente e pelas características instrucionais. 

- Qualidade do suporte de aprendizagem (problemas / frustrações apresentados)
  •  A frustração em relação às ocasionais quebras da tecnologia,
  • em relação a elementos específicos dos cursos que eram diferentes dos utilizados nos seus programas,
  • em relação aos desafios sociais (como a exigência de conhecimentos de outras línguas para puder dialogar com colegas de outros países),
  • Wiesenberg&Stacey, 2001: em relação aos administradores, que nem sempre ouviam / respondiam às suas preocupações e necessidades

Em síntese:
Relativamente à concepção do programa os factores mais importantes são: a concepção do interface (em termos gráficos e técnicos), a necessidade de uma interactividade no processo do planeamento, o facto de se dever ser sensível à diversidade em termos culturais, sociais e as diferenças políticas na negociação, o regime de co-docência para não existirem falhas de comunicação, a existência de uma equipa central de abordagem à elaboração do programa de distância. Tornar a tecnologia invisível e ter uma cuidadosa fase introdutória de aprendizagem online para estabelecer a presença social e a presença do professor. No design do programa deverão ser considerados os aspectos de se criar deliberadamente uma "comunidade de aprendizagem”, ser muito bem organizado online e ser cuidadoso nas intervenções de ensino para não ferir susceptibilidades.


Em relação à execução do programa deve ter-se em conta as questões relativas à facilidade em termos do uso dos recursos on-line, à pedagogia, à gestão, às questões sociais e técnicas, tendo sempre em perspectiva o uso de abordagens instrucionais e técnicas que desenvolvam a capacidade dos alunos de assumirem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.
Comum a estas duas etapas, segundo Wiesenberg& Hutton, 1996, deverá haver mais tempo para ambas as fazes (para que nada falhe), o aumento da complexidade do ambiente de aprendizagem e a importância da utilização de uma abordagem de aprendizagem / desenvolvimento são fundamentais para a qualidade do ensino on-line.


Em termos do ensino propriamente dito as características de instrução, o conteúdo do ensino, as ferramentas de comunicação deverão ser centrais para a existência de uma abordagem experiencial, a independência do professor e interdependência uns dos outros como alunos online são essenciais na criação de pensadores criticamente reflexivos; a criação de uma comunidade de aprendizagem online, assim como a construção de competências de comunicação online nos alunos são essenciais. Neste sentido a criação de um ambiente de sala de aula online seguro, interconectado e navegável, bem como a criação de sentido deverão ser tidos em conta para uma contextualização segura e de qualidade do ensino online.


O e-professor deverá ter em conta os vários papeis a assumir, não só como profissional científico e pedagógico, mas ainda como gestor / administrador, técnico e social. Deverá ainda ter em conta a progressão nas tarefas a serem dadas aos alunos, manifestando-se, assim, como um recurso e um guia que cria relações activas entre os alunos e providência um clima de ‘e-sala’ de aula favorável ao desenvolvimento científico, pedagógico, técnico e social dos seus educandos.


Relativamente aos estudantes a preparação académica, competência técnica, estilo de vida adequado e com preferência para uma aprendizagem para o e-learning (o seu perfil de competências), bem como motivação e a auto eficácia do formando, a sua disponibilidade on-line e o papel activo no seu processo de ensino-aprendizagem deverão ser tidos como fundamentais para uma qualidade de ensino online.

Em termos do apoio administrativo podemos dividi-lo em apoio administrativo relativo aos recursos humanos e aos recursos técnicos. Em relação ao primeiro será fundamental uma equipa de desenvolvimento de cursos na Web que trabalhe em conjunto com o professor; a formação do corpo docente e dos estudante em estratégias pedagógicas bem como nas competências técnicas o que leva a um desenvolvimento profissional de qualidade e um suporte contínuo ao pessoal docente; o ter em conta pessoas e relações interpessoais, considerações pessoais e compromissos e as características intelectuais  e pessoais dos profissionais das instituições que trabalham em EaD. No domínio técnico todos os serviços de apoio terão de ser fornecidos online de vendo incluir-se, neste sentido, uma assessoria electrónica, rede de trabalho entre pares, base de dados online, livraria online, biblioteca virtual, e todos os serviços para os alunos disponíveis através da Internet. A necessidade de fornecer um suporte administrativo de qualidade aos professores e aos estudantes antes, durante e depois da sua experiência de ensino/aprendizagem online é fundamental para a qualidade do funcionamento de um curso online, bem como o é o ambiente institucional.

No sentido de se construir um ensino em e-learning de qualidade deverá ter-se sempre em conta a perceção das barreiras e de questões incapacitadores (influenciadas pelo aprendente e pelas características instrucionais), bem como os problemas / frustrações apresentados pela qualidade do suporte de aprendizagem.

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