A mensagem colocada pelo grupo AVALINE no fórum foi a seguinte:
"No sentido de fazer uma apresentação, foi solicitado ao grupo AVALINE, formado por Cecília Tomás, Hugo Domingos, Marco Freitas e Maria João Spilker, que analisasse o artigo QUALITY GUIDELINES FOR ONLINE COURSES: THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT TO AUDIT ONLINE UNITS, de Anthony Herrington, Jan Herrington, Ron Oliver, Sue Stoney e Jackie Willis.
Para realizarmos este trabalho, começámos por traduzir o artigo (tradução disponível AQUI), depois criámos uma síntese escrita sobre o artigo (também disponível AQUI), e, finalmente, decidimos desenvolver a nossa leitura do artigo através de uma apresentação (análise resumida), elaborada com recurso à ferramenta digital online Prezi (trabalho disponível AQUI).
Para despertar a curiosidade e iniciar a discussão, deixamos aqui uma breve resenha do artigo a qual apresenta, de forma sucinta, aquilo de que trata o mesmo e, ainda, uma tese e respectivas questões para que assim se possa introduzir o debate:
Resenha do artigo:
O ensino superior tem discutido a problemática relativa à eficácia do ensino online e da sua qualidade presente ou mesmo da sua oferta ou da medição da sua qualidade (no presente e no futuro). Este artigo é um contributo na identificação de critérios para a medição da qualidade do ensino online em contexto universitário, visando proporcionar, sobretudo, uma orientação para os seus criadores e designers. O aluno está no centro do processo e realiza, sob um espírito colaborativo, tarefas autênticas (contexto de vida real) para a produção do conhecimento e criação do material educativo.
Resenha do artigo:
O ensino superior tem discutido a problemática relativa à eficácia do ensino online e da sua qualidade presente ou mesmo da sua oferta ou da medição da sua qualidade (no presente e no futuro). Este artigo é um contributo na identificação de critérios para a medição da qualidade do ensino online em contexto universitário, visando proporcionar, sobretudo, uma orientação para os seus criadores e designers. O aluno está no centro do processo e realiza, sob um espírito colaborativo, tarefas autênticas (contexto de vida real) para a produção do conhecimento e criação do material educativo.
Na tentativa de ir ao encontro destas preocupações, a Universidade Edith Cowan procurou encontrar uma forma de medir (avaliação e apreciação) a qualidade do material existente e de fornecer um guia para o desenvolvimento de novas unidades curriculares online.
O resultado foi a elaboração duma lista construída a partir de elementos fundamentais dentro de três áreas principais que descrevem o cenário do ensino online: Pedagogias, Recursos e Estratégias de disponibilização.
O resultado foi a elaboração duma lista construída a partir de elementos fundamentais dentro de três áreas principais que descrevem o cenário do ensino online: Pedagogias, Recursos e Estratégias de disponibilização.
Assim, é apresentada uma área da pedagogia que requer cinco características para poder ser examinada segundo os trâmites da qualidade do ensino online: tarefas autênticas que reflictam a forma como o conhecimento adquirido é utilizado em contextos da vida real; este tipo de tarefas e o próprio ambiente de aprendizagem são cativantes, motivadoras e desafiadoras e fornecem, por um lado, a oportunidade de colaboração entre os estudantes (que criam produtos que surgem de uma actividade colaborativa o que manifesta uma maior riqueza em termos de produto final) e, por outro lado, possibilitam uma avaliação significativa.
Num ensino online de qualidade, os recursos deverão ser acessíveis a todos, o que exige organização para a facilidade de localização; precisos, isto é, actualizados e adequados ao que se estuda; ricos em perspectivas e que, intencionalmente, tenham em conta a inclusividade social, cultural e de género e, finalmente em que o uso dos media seja variado, intencional (de acordo com o objecto de estudo) e correcto.
Num ensino online de qualidade, os recursos deverão ser acessíveis a todos, o que exige organização para a facilidade de localização; precisos, isto é, actualizados e adequados ao que se estuda; ricos em perspectivas e que, intencionalmente, tenham em conta a inclusividade social, cultural e de género e, finalmente em que o uso dos media seja variado, intencional (de acordo com o objecto de estudo) e correcto.
Por último, mas não menos importante, as estratégias de disponibilização dos recursos ou materiais online terão de ter em conta questões relativas ao interface e à utilização da tecnologia. Neste sentido um interface confiável e robusto é fundamental para evitar erros e caminhar no sentido da precisão; ser objectivo, directivo e ter um plano de aprendizagem claros em que esteja clarificada tanto a informação da unidade curricular como as expectativas dos alunos. A acessibilidade dos materiais e das actividades é fundamental, bem como a comunicação entre professores e alunos devendo, assim, ter-se um estilo corporativo adequado (de forma a assegurar uma marca de referência nas apresentações) e consumos de rede apropriados (evitando atrasos e demoras na acessibilidade).
TESE: Um dos maiores desafios que as Universidades enfrentam no processo de ensino-aprendizagem é proporcionar cursos online de qualidade.
QUESTÕES:
a) Como analisar e medir a qualidade de um curso em ambiente online?
b) De que modo os programas de ensino a distância ou em contexto online e a disponibilização de recursos institucionais podem desenvolver ou manter uma qualidade educacional que motive os alunos e prepare os professores para uma aprendizagem de sucesso?"
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