segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reflexão sobre a Actividade 2 - Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online

A actividade 2 da disciplina de CAEL vem um pouco na continuidade da primeira actividade; no entanto enquanto esta nos apresenta uma perspectiva genérica sobre o problema da avaliação em contexto online, aquela apresenta-nos algumas particularidades desta mesma avaliação mostrando-nos perspectivas mais específicas. Por isso a segunda actividade seguiu as seguintes indicações:


  1. Constituição de pequenos grupos (3/4 elementos) e selecção de um dos textos indicados em Recursos;
  2. Leitura e análise do texto escolhido, tendo em vista realizar uma síntese que foque os seus principais aspectos, caracterizando a proposta de modelo/avaliação da qualidade de cursos online;
  3. Apresentação ao grupo turma dos trabalhos desenvolvidos no forum Actividade 2;
  4. Discussão geral do grupo turma tendo em vista identificar pontos convergentes e divergentes no conjunto dos textos apresentados.
Após termos constituído um grupo de quatro elementos (Cecília Tomás, Hugo Domingos; Maria João Spilker e Marco Freitas) e de termos escolhido um nome que tivesse algo que ver, por um lado com o artigo a trabalhar - HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jan; OLIVER, Ron; STONEY, Sue & WILLIS, Jackie (2001) "Quality Guidelines for online Courses:The Development of an Instrument to Audit Online Units" In G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic (Eds.) Meeting at the crossroads: Proceedings of ASCILITE 2001 (pp 263-270) - e por outro com a própria disciplina (o que resultou na nomenclatura AVALINE), decidimos começar pela tradução do artigo no sentido de percebermos o sentido do mesmo e, sem segundo lugar, de encontrarmos pontos de apoio para levar a cabo a análise do texto. Assim sendo utilizámos o Google Docs como ferramenta de registo tanto da tradução como da síntese / reflexão acerca do artigo. Após termos definido as linhas centrais do trabalhos elaborámos uma apresentação em Prezi (ferramenta de apresentação disponível online) onde, para além de colocarmos as linhas de força do artigo e de registarmos o mais importante acerca do mesmo, colocámos o link tanto para a tradução do artigo como para a síntese do mesmo.

Após esta primeira parte do trabalho e apresentação do mesmo à turma - partindo de uma tese e de duas questões para abertura do debate - individualmente, cada um dos elementos do grupo, tentou  discutir e argumentar várias perspectivas analisadas pelos diferentes grupos (AQUI encontra-se a minha). O momento de debate foi efectivamente um momento fundamental na nossa aprendizagem porque para além de termos de ter presente a visão do nosso artigo tínhamos ainda de ter presentes as outras perspectivas apresentadas. Do debate surgiu ainda uma tabela sintetizadora de todos os artigos (construída de forma colaborativa) - proposta pela colega Paula Silva e um Mapa Conceptual elaborado pelo colega Joaquim Pinto. Foram analisados os vários temas perceptíveis nos diferentes artigos (ora numa perspectiva mais 'romântica' ora numa perspectiva mais 'realista') bem como as linhas de relação e as de afastamento entre os diferentes artigos. Foram ainda analisados os diferentes modelos de avaliação propostos procurando analisar o que é bom nuns e noutros, no sentido de se perceber quais os elementos fundamentais para a avaliação de um curso online. Curiosamente penso que os artigos lidos e traduzidos na primeira actividade foram tão abrangentes que quase nos apresentam tudo aquilo que se pode dizer acerca de avaliação de um curso online (para que a qualidade do mesmo seja efectiva); agora apenas estivemos a apurar conceitos e percursos para que a mesma se possa efectivar.



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