terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O E-Portefólio - utilidade versus dificuldades

Na actividade final da disciplina de Concepção e Avaliação em e-Learning foi-nos proposta a elaboração de um e-portefólio numa ferramenta online, estabelecendo-se como critérios para a elaboração do mesmo os seguintes:


"O e-portefólio deverá ser desenvolvido ao longo do semestre, (utilizando uma ferramenta de Blog) constituindo-se como uma espécie de "Diário de Bordo" do percurso da UC. Nele se reúnem os produtos resultantes de cada actividade desenvolvida, bem como reflexões pessoais sobre o processo de trabalho subjacente à sua realização e outras que o estudante entenda incluir.
Este e-portefólio deverá ainda constituir-se como agregador de recursos diversos que o estudante entenda como pertinentes face aos temas em estudo, que complementem e enriqueçam a abordagem da temática."
(retirado do contrato de aprendizagem de CAEL)



As orientações gerais são estas; as mais específicas criadas por cada um de nós...

Desde o início da disciplina que fui fazendo um esforço de elaborar 'posts' que dessem indicação dos trabalhos efectuados e da minhas reflexões pessoais acerca dos mesmos. Apesar disso confesso que me confrontei com algumas dificuldades, nomeadamente porque a criação de uma reflexão e auto-reflexão exigem muito tempo e muita dedicação (o que por vezes não é fácil para quem tem uma vida pessoal e profissional com uma determinada organização, à qual se vêm impor algumas alterações), bem como a pesquisa de recursos e acompanhamento dos outros trabalhos dos colegas é um processo moroso e exigente. Apesar disso “A portfolio tells a story. It is the story of knowing. Knowing about things... Knowing oneself... Knowing an audience... Portfolios are students' own stories of what they know, why they believe they know it, and why others should be of the same opinion.” (Paulson & Paulson, 1991, p.2).  Assim sendo este portefólio conta a história da minha aprendizagem nesta disciplina, da forma como ela foi evoluindo e da forma como ela se foi construindo, mostrando que tanto aquilo que foi bom como aquilo que foi menos bom se tornou importante na formação da minha perspectiva pessoal e da minha reflexão enquanto aluna de Concepção e Avaliação em e-Learning da Universidade Aberta.



2 comentários:

  1. Olá, Cecília.

    Tenho acompanhado com interesse as tuas reflexões sobre o modo como tens desenvolvido a tua aprendizagem. Parabéns por este eportefólio. :-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marco

    Sou da área da reflexão; para mim reflectir é um modo de estar na vida ;-)

    ResponderExcluir