sábado, 5 de fevereiro de 2011

Reflexão sobre a Actividade 4 - Actividades, Instrumentos e Modalidades de Avaliação em Contexto de Formação Online

Nesta quarta e última actividade proposta na disciplina de Concepção e Avaliação em E-Learning foi-nos proposta uma actividade centrada na reflexão sobre Actividades, Instrumentos e Modalidades  de Avaliação em Contexto de Formação Online. Neste sentido foram-nos disponibilizados cinco artigos sobre dois temas centrados em actividades / instrumentos de avaliação - os (e)portefólios e os debates em fórum: o que são, como se controem, quais as suas vantagens e utilidades e qual a sua importância no processo de ensino-aprendigem - e um tema centrado na qualidade do ensino online - reflectindo, por isso, sobre a avaliação do ensino online -.
Tal como as actividades anteriores também esta seguiu a mesma estrutura: numa primeira primeira parte foi pedida a elaboração de trabalho em grupo sobre o artigo e publicação do mesmo - neste caso com o pedido específico de elaboração de um power-point como instrumento de síntese dos conteúdos - e, numa segunda parte, o debate em fórum sobre o tema foi o recurso utilizado, mais uma vez, no sentido de reflectirmos em conjunto sobre os objectos de estudo e de tentar perceber diferentes perspectivas acerca de um mesmo assunto.

Eu, juntamente com a Maria João Spilker e o Joaquim Lopes decidimos trabalhar o artigo de Helen Barrett (2000). "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement". In  Journal of Adolescent and Adult Literacy (JAAL-International Reading Association), disponível AQUI. Mais uma vez utilizamos uma ferramenta colaborativa bastante útil - um WIKI - que nos possibilitou ir trabalhando de forma colaborativa, mas assíncrona, criando-se várias páginas ora para nos organizarmos em termos de trabalho, ora para irmos desenvolvendo o trabalho propriamente dito. Após termos terminado a síntese escrita do trabalho passámos para a elaboração do power-point também este de forma colaborativa (em GoogleDocs) para, finalmente, ser criado o instrumento final a ser apresentado à turma numa nova ferramenta -  iWork.com - o qual foi, posteriormente, publicado em slideshare. Este foi um trabalho bastante complexo em termos de elaboração dos resultados, mas bastante funcional - em que cada um ía progredindo ao seu ritmo - em termos de processo. Para além do trabalho do nosso grupo foi ainda criada uma página final com o nome 'Compilação das Apresentações' onde se encontra uma exposição virtual dos trabalhos dos diferentes grupos, bem como a sua constituição e espaço de trabalho dos mesmo.

Terminado a primeira parte desta última actividade passámos para o debate em fórum sendo que a discussão versou sobre diversos temas; para tornar mais fácil a percepção deste debate agruparia os temas em duas grandes categorias e, na segunda destacaria uma sub-categoria: 1) categoria relacionada com questões de avaliação e qualidade no ensino online, dos quais surgem os temas: exposição na web, rigor científico; feedback (de quem?) e motivação; presença e intervenções do e-professor; características individuais dos alunos/formandos; a curta vida do conhecimento; concepções de ensino online, transparência e aprendizagem na avaliação; número de e-alunos por e-professor; novas modalidades de ensino / novas formas de aprendizagem; motivos que levam à desistência dos alunos dos cursos online; 2) categoria relacionada com actividades e instrumentos de avaliação: discussões assíncronas, quase síncronas; discussões assíncronas, limitações; o e-portefólio na avaliação online; comunicação mediada por computador; 3) subcategoria relacionada com actividades e instrumentos de avaliação: relativamente à discussão em fórum: tipos de intervenção; a especificidade da intervenção online; facilitação da discussão pelos pares; grupos de discussão restritos e avaliação; número de e-alunos por e-actividades (na discussão em fórum); relativamente aos e-portefólios: a sua visibilidade;  reflexão e (auto)avaliação. De ressalvar foi o facto de que as diferentes discussões foram bastante participadas havendo tanto a dimensão de discussão de uma mesma perspectiva como a contraposição de perspectivas diferenciadas, o que foi bastante enriquecedor em termos de aprendizagem, abrindo-nos assim novas perspectivas sobre os trabalhos efectuados.

Um comentário:

  1. Olá, Cecília.

    Parabéns pelo bom trabalho de grupo. Trouxe luz ao tema abordado no artigo.
    Abraço :-)

    ResponderExcluir